Pesquise aqui

Como lidar com Crises de Ansiedade e Pânico



A crise de ansiedade pode ser uma experiência muito difícil e assustadora, mas existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a lidar com ela.


Eu sofro de Crises de ansiedade e pânico, e sei bem o que você está passando.

E por experiência própria vou trazer aqui algumas sugestões para te ajudar:


Respire fundo e lentamente:


Respirar profundamente e lentamente pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Tente inspirar pelo nariz contando até quatro, segurar a respiração contando até dois e expirar pela boca contando até seis.
Repita o processo até se sentir mais calmo. 
Essa técnica ajuda a mente a entender que está 'tudo bem' e relaxar seu corpo.


Medite em algo:


A meditação pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.
Tente encontrar um lugar calmo e tranquilo para sentar e concentrar-se na sua respiração.
Se achar difícil meditar sozinho, procure a ajuda de aplicativos de meditação guiada.
Você também pode ler algo e meditar no que leu.
Isso vai mudar o foco da sua mente e te ajudará a aliviar a tensão.


Identifique seus gatilhos de ansiedade:


Descubra quais situações ou pensamentos desencadeiam sua ansiedade.
Se possível, tente evitar esses gatilhos ou encontrar maneiras de lidar com eles.
Eu por exemplo descobri que um doa meus gatilhos era as redes sociais em excesso, problemas financeiros, pressões do dia a dia, alguns filmes e séries, e também algumas músicas.


Faça atividade física:


A atividade física pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse.
Tente encontrar uma atividade que você goste, como caminhar, correr, nadar ou fazer ioga.
Eu entrei na academia, e no início odiava ir, depois fiz uma promessa comigo mesma de sempre que eu sentisse ou fizesse tal coisa eu teria que ir, virou hábito ir e agora está me fazendo bem, me sinto mais leve durante o dia e menos tensa e ansiosa.


Busque ajuda profissional: 


Se a ansiedade estiver afetando significativamente sua vida, ou estiver sentindo outros sintomas como depressão e falta de esperança considere procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

No Brasil temos o CVV, Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188.

Lembre-se de que cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Experimente diferentes técnicas até encontrar aquelas que funcionam melhor para você.

E se a crise de ansiedade for muito intensa, busque ajuda imediatamente ligando para serviços de emergência ou dirigindo-se a um pronto-socorro.

Alguns serviços de emergência, caso você precise:

Centro de Valorização da Vida 188
Polícia Militar 190
Bombeiros 193
Polícia Civil 197
SUS 136
Secretaria de saúde 160






Desejo que você consiga superar isso que ninguém sabe que você está enfrentando. ♡